Ministério da Cidadania desenvolve Hortas Pedagógicas

Objetivo é melhorar a política de segurança alimentar e nutricional e a aprendizagem dos alunos

audio/mpeg 11-06-19 - CONVERSA SERIA - HORTA PEDAGOGICA.mp3 — 5894 KB

Duração: 6m17s




Transcrição

Cidadania, alimentação saudável e muito aprendizado. Esses são alguns dos resultados alcançados pelo projeto Horta Pedagógica, da Escola Classe Basevi,em Brasília.

As aulas ensinam técnicas de agricultura para crianças a partir dos quatro anos de idade. Tudo o que é produzido na horta do colégio – como banana, mamão, morango e hortaliças – é consumido pelos próprios alunos durante as refeições oferecidas na escola, ou pode ser levado para a casa.

Além do conhecimento técnico sobre tratamento do solo, plantio e colheita, as aulas de agroecologia englobam uma variedade de disciplinas, como matemática, biologia e cidadania.

Com o sucesso da horta na escola de Brasília como exemplo, o Ministério da Cidadania, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está desenvolvendo a metodologia Hortas Pedagógicas.

A jornalista Cleide Lopes entrevistou o secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural José Roberto Carlos Cavalcante sobre o projeto.