AGU obtém na Justiça condenação de prefeitos, por improbidade administrativa

As irregularidades ocorreram com verbas repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; O novo modelo de financiamento da Atenção Primária vai beneficiar municípios que melhorarem os indicadores de saúde dos brasileiros; Instalado o Comitê do AgroNordeste no Maranhão, que vai atender 20 municípios, com população rural de 165 mil pessoas.

audio/mpeg 01-11-19 - MARIA VILHENA - E NOTICIAS EM 2 MINUTOS - TARDE - 2m08s.mp3 — 2334 KB

Duração: 2m08s




Transcrição

A Advocacia-Geral da União obteve na Justiça a condenação, por improbidade administrativa, do prefeito do município de Aracoiaba, no Ceará, e dos prefeito e ex-prefeito de Jaguaruna, em Santa Catarina.

As irregularidades ocorreram com verbas repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No caso de Aracoiaba, foram constatadas diversas irregularidades nos serviços de transporte de alunos no exercício de 2013.

Já no caso de Jaguaruna, os recursos para a aquisição de equipamento escolar e mobília foram para o pagamento dos servidores públicos do município.

Além de multa, os gestores tiveram os direitos políticos suspensos por três anos.

---------------------------------------------------------- 

O novo modelo de financiamento da Atenção Primária vai beneficiar municípios que melhorarem os indicadores de saúde dos brasileiros.

As novidades para a Atenção Primária e melhorias para saúde dos brasileiros que estão em discussão com os estados e municípios, será anunciada nos próximos dias e cobrará resultados concretos.

Com isso, o governo avança ainda mais na área da saúde. Já foram lançados o Saúde na Hora (com postos de saúde abertos mais tempo), aprovação de profissionais e a tramitação do “Médicos pelo Brasil”, que valoriza os profissionais que atendem nas regiões mais vulneráveis.

-------------------------------------------------------------- 

Instalado o Comitê do AgroNordeste no Maranhão. O grupo vai desenvolver ações no território do Médio Mearim, abrangendo 20 municípios, com população rural de 165 mil pessoas.

O comitê estadual de coordenação do Plano AgroNordeste vai priorizar cadeias produtivas de arroz, bovinocultura leiteira e extrativismo do babaçu.

A cidade polo será Bacabal. As primeiras cidades contempladas pelo plano têm aproximadamente 17 mil e quinhentas propriedades rurais, com potencial para o agronegócio e a agricultura familiar.

O Plano deve gerenciar a interação entre as entidades públicas e privadas na busca de sucesso do produtor rural.

  

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Maria Vilhena.