Alunos do 2º ano do ensino fundamental farão exame para avaliar alfabetização

audio/mpeg 02-05-19 - E NOTICIA 2 MIN - ANA PIMENTA - TARDE.mp3 — 2073 KB

Duração: 2m12s




Transcrição

Os alunos do segundo ano do ensino fundamental vão passar por exames este ano para avaliar se estão alfabetizados.

O Saeb , Sistema de Avaliação da Educação Básica, vai aplicar um ditado para medir a capacidade de ler e escrever das crianças.

É a primeira vez que esse tipo de avaliação é feita no país.  Os alunos de 9 anos do ensino fundamental também vai fazer testes na área de Ciências da Natureza, para avaliar o quanto já aprenderam sobre o conteúdo.

A novidade foi publicada numa portaria no Diário Oficial da União nesta quinta-feira. A data das provas ainda não foi divulgada
................................................

No próximo sábado, dia quatro de maio, o ministério da Saúde vai realizar um mutirão de vacinação contra a gripe. Durante o dia, 136 mil postos de vacinação vão ficar abertos em todo o país para imunizar a população.

De acordo com o balanço do ministério, até o dia 30 de abril, 12 milhões e duzentas mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em todo o Brasil.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades de saúde para receber a vacina gratuitamente até o dia 31 de maio.

...............................................

Começou a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa em 24 estados e no Distrito Federal.

A previsão é de imunizar mais de 216 milhões de bovinos e 1 milhão e 400 mil bubalinos.

O estado de Santa Catarina é o único que não vai imunizar os animais, pois é considerado livre da doença sem vacinação.

Os estados do Espírito Santo, Acre e Paraná são os únicos que vão vacinar apenas animais jovens com até 24 meses de idade. Já o estado do Amapá fica fora dessa etapa, mas vai imunizar todo seu rebanho nos meses de setembro, outubro e novembro.