Criada comissão técnica para debater ações preventivas à peste suína africana

Altamente contagiosa, a doença tem atingido suínos na China e no Leste europeu, mas o risco de entrada do vírus no Brasil é baixo; Está sendo realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, ação inovadora que utiliza uma bactéria, para Aedes aegypti de transmitir o vírus da dengue, zika e chikungunya; Candidatos do Enem 2019 que solicitaram reaplicação de prova por problemas logísticos já podem conferir os resultados.

audio/mpeg 02-12-19 - E NOTICIA 2 MINUTOS - MARCIA DIAS - TARDE.mp3 — 1967 KB

Duração: 2m05s




Transcrição

Criada comissão técnica para debater ações preventivas à peste suína africana.

 

Altamente contagiosa, a doença tem atingido suínos na China e no Leste europeu, mas o risco de entrada do vírus no Brasil é baixo.

 

No entanto, a comissão visa fortalecer as ações de prevenção, principalmente nos pontos de ingresso de bagagens e equipamentos, além de estipular ações para incentivar a participação da sociedade.

 

A comissão técnica será coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, com a participação das entidades de criadores.

-------------------------------------------------------------------

Está sendo realizada, nesta segunda-feira (2), em Niterói, no Rio de Janeiro, uma ação inovadora que utiliza uma bactéria, para reduzir a capacidade do Aedes aegypti de transmitir o vírus da dengue, zika e chikungunya.

 

A tecnologia utilizada com os chamados mosquitos do “bem” que é a bactéria Wolbachia, já se mostrou promissora no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

Nos primeiros resultados, os insetos infectados com a Wolbachia reduziram em 75% os casos de chikungunya, em 33 bairros de Niterói.

 

Nesta etapa, o conjunto de bairros contemplados são Fonseca, Engenhoca, Cubango, Santana e São Lourenço, todos em Niterói.

----------------------------------------------------------------------

Os candidatos do Enem 2019 que solicitaram reaplicação de prova por problemas logísticos já podem conferir os resultados.

 

A reaplicação do exame será realizada nos dias 10 e 11 dezembro, em locais a serem divulgados.

 

Os resultados estão disponíveis na Página do Participante, no site do Enem.

 

Para acessar a Página do Participante, é necessário inserir CPF e senha já cadastrados. Aqueles que não se recordam da senha podem redefini-la. Mais informações no portal enem.inep.gov.br.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Márcia Dias.