Ministério da Saúde amplia verba para que pacientes tenham acesso às cirurgias do SUS

O incentivo aos municípios é para zerar a fila de espera de cirurgias de média complexidade e que não são consideradas de urgência; Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira um prêmio estimado em 6 milhões de reais; Quase metade dos recursos do Plano Safra 2019/2020 foram utilizados de julho a dezembro do ano passado.

audio/mpeg 07-01-20 - É NOTOCIA EM 2 MINUTOS - 2M20S - FINALIZADO - AMERICA MELO.mp3 — 2190 KB

Duração: 2:20




Transcrição

 

O Ministério da Saúde reservou R$ 250 milhões a mais para a ampliação do acesso de pacientes às cirurgias eletivas realizadas no SUS. O incentivo aos municípios é para zerar a fila de espera de cirurgias de média complexidade e que não são consideradas de urgência, e ainda diminuir o tempo de espera daqueles que aguardam por procedimentos agendados.

 

Na lista, 53 tipos de procedimentos cirúrgicos como catarata, varizes, hérnia, vasectomia e laqueadura, além da cirurgia de astroplastia, ou seja, de quadril e joelho, entre outras cirurgias de grande demanda.

........................

 

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira um prêmio estimado em 6 milhões de reais.

 

As seis dezenas serão sorteadas a partir das 8 da noite, pelo horário de Brasília, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

...........................

Quase metade dos recursos do Plano Safra 2019/2020 foram utilizados de julho a dezembro do ano passado.

 

Dos 108 bilhões e MEIO de reais já usados, 28 bilhões e MEIO foram destinados a operações de investimento e 80 bilhões de reais a operações de custeio, comercialização e industrialização.

 

Os números constam do Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2019/2020 , divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Política Agrícola doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os dados são oriundos do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central.

Os financiamentos de custeio, que responderam por mais da metade do total das contratações de crédito rural nesse período da atual safra, tiveram um aumento de 5%. Foram 61 bilhões e 300 milhões de reais.

 

Desse valor, 14 bilhões e 200 milhões de reais foram provenientes do Pronamp, o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural.

Já as contratações de investimento, no âmbito do Pronamp, atingiram o valor de 1 bilhão e 470 milhões de reais.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, América Melo