70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar

Nos primeiros 200 dias de governo, os produtores familiares tiveram aumento de mais de 4 bilhões de reais de recursos para a safra 2019/2020; O Brasil poderá exportar leite em pó e queijo para a China; Oitenta e três famílias do município de Mariana (MG) atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão fizeram acordo de indenização.

audio/mpeg 25-07-19 - É NOTICIA 2 MIN - SUZETE CALDERON - MANHÃ.mp3 — 3752 KB

Duração: 2:00s




Transcrição

 

Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar. Com o fortalecimento de políticas públicas de apoio à produção, à comercialização e ao aumento de recursos, o setor celebra até esta sexta-feira (26) a Semana Nacional da Agricultura Familiar.

 

Nos primeiros 200 dias de governo, os produtores familiares tiveram aumento de mais de 4 bilhões de reais de recursos para a safra 2019/2020. Os beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) contam com mais de 31 bilhões à disposição para custeio, comercialização e investimento.

...........................................

 

O Brasil poderá exportar leite em pó e queijo para a China. Os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos,. O anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 

De acordo com a ministra, a abertura do mercado irá impulsionar a cadeia produtiva do leite. Atualmente, há mais de 1 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil.

 

Tereza Cristina destacou que "o Brasil sempre quis ter acesso ao mercado chinês, para poder tirar o produto do Brasil, melhorando, inclusive o preço dos produtores brasileiros”.

....................................................................

Oitenta e três famílias do município de Mariana (MG) atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão fizeram acordo de indenização com a Fundação Renova. O termo foi homologado nessa quarta-feira(24), no Teatro Municipal do município mineiro.

Os acordos são individuais e específicos para cada família ou representante. Os processos de homologação consideram o ajuizamento de Ação Civil Pública pelo Ministério Público de Minas Gerais e a decisão dos atingidos para que a realização do cadastro fosse feita pela Assessoria Técnica que dá suporte no processo de reparação.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon