Enem tem menor número de abstenções da história

Em todo o país, 71 candidatos foram eliminados. Em Montes Claros (MG), dois estudantes foram presos em flagrante com ponto eletrônico

audio/mpeg 04-11-18 E NOTICIA ANA PIMENTA PRIMEIRO DIA ENEM.mp3 — 5238 KB

Duração: 3m32s




Transcrição

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) transcorreu tranquilamente e sem graves ocorrências. A avaliação foi feita pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, e pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, 4.139.319 estudantes realizaram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Este ano, o tema foi  a manipulação dos usuários pelo controle de dados da internet.

Em entrevista coletiva na noite deste domingo, em Brasília, o ministro da Educação, Rossieli Soares, informou que o número de candidatos ausentes foi o menor da história do Enem, e afirmou que o sucesso na realização do exame se deve ao trabalho do Inep, em parceria com diversos órgãos do governo.

Em todo o país, 71 candidatos foram eliminados por descumprirem as regras do edital, como por exemplo sair do local de prova antes do horário permitido. Em Montes Claros, Minas Gerais, dois estudantes foram presos em flagrante com aparelhos de ponto eletrônico para transmitir informações sobre as provas. O coordenador-geral de Inteligência da Polícia Federal, Dennis Cali, explicou que o esquema de fraude já estava sendo monitorado.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, comentou a circulação de notícias falsas, as chamadas fake news, sobre o suposto cancelamento do Enem.

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado dia 14 de novembro.  No próximo dia 11, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Nos dias 11 e 12 de dezembro, estudantes de Porto Nacional, em Tocantins, e Franca, em São Paulo, vão fazer as provas do primeiro dia de Enem. Eles tiveram que deixar os locais de prova devido à falta de energia elétrica.