Governo federal debate com parlamentares estaduais prevenção ao suicídio e à automutilação

audio/mpeg 06-05-19 Governo federal debate com parlamentares estaduais a prevenção ao suicídio e à automutilação ministerio da cidadania.mp3 — 4504 KB




Transcrição

LOC: O Ministério da Cidadania vai atuar de forma conjunta com a pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no combate e na prevenção à automutilação e ao suicídio. Nesta segunda-feira, os ministros Osmar Terra e Damares Alves discutiram o tema com parlamentares estaduais em um seminário regional. O encontro foi promovido em Brasília pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale.

De acordo com informações apresentadas pelo ministro Osmar Terra, por ano, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida. No entanto, nem todos os casos de automutilação são notificados, o que pode mascarar os dados e dificultar a formulação de políticas públicas.

Autor do projeto de lei que institui a política nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, recém-sancionada pelo presidente da República, Osmar Terra ressaltou a necessidade de trabalhar com base em evidências científicas e de realizar um esforço conjunto para salvar a vida de crianças e adolescentes.

SONORA MINISTRO OSMAR TERRA

LOC: A política nacional torna obrigatória a notificação dos casos e prevê que as escolas e os estabelecimentos de saúde comuniquem imediatamente às autoridades. A lei também propõe uma abordagem adequada no contato com as famílias, a sensibilização e a articulação intersetorial. A ministra Damares Alves apontou que há milhões de crianças e adolescentes em sofrimento em todo o Brasil e que governo federal e estados precisam dar uma resposta à sociedade.

SONORA MINISTRA DAMARES ALVES

LOC: O deputado distrital e vice-presidente da Unale, Rodrigo Dalmasso, avaliou que o poder legislativo tem uma grande responsabilidade no combate à automutilação.

SONORA DEPUTADO DISTRITAL RODRIGO DALMASSO

LOC: Durante o evento desta segunda também foi discutida a implementação e o financiamento do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP, e a violência contra a mulher. Estão previstos outros quatro encontros regionais de Promoção e Defesa da Cidadania, com a participação de parlamentares e pessoas envolvidas com a pauta nos estados. 

Reportagem: André Luiz Gomes (Ministério da Cidadania)