Fraude eletrônica: Receita Federal faz alerta aos cidadãos

Mensagens via e-mail estão sendo enviadas para contribuintes para obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras das pessoas

audio/mpeg 07-12-18 - ROSAMELIA - ALERTA RECEITA- VAL 14-12 -.mp3 — 1141 KB

Duração: 1m12s




Transcrição

 

A Receita Federal alerta aos cidadãos para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição e tentativas de aplicação de golpes via e-mail.

 

Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras.

 

Segundo a Receita, os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e programas para invadir computadores.

 

A Receita esclarece que não envia mensagens sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.

 

A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.