Brasil registra cerca de 10 mil casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas e em Roraima

audio/mpeg 07-12-18 - ROSAMELIA - SARAMPO- VAL 14-12 -.mp3 — 1763 KB

Duração: 1m52s




Transcrição

De janeiro até 4 de dezembro deste, foram confirmados 10 mil 197 casos de sarampo no Brasil, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pelo ministério da Saúde.

 

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas com 9 mil 724 casos confirmados e, em Roraima, com 349 casos.

 

Três estados apresentaram óbitos pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

 

Os casos confirmados no Amazonas são resultado de uma força-tarefa realizada neste mês em Manaus/AM. Mais de sete mil casos que estavam em investigação foram concluídos.

 

 

A notificação de casos novos nas últimas semanas no Amazonas e em Roraima diminuiu consideravelmente.

 

 

 

 

 

Os surtos ocorridos esse ano estão relacionados à importação, já que o tipo de vírus que está circulando no Brasil, é o mesmo que circula na Venezuela, país com surto da doença desde 2017.

 

Alguns casos isolados, e também relacionados à importação, foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (44), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).

 

O Ministério da Saúde informa que permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.