Dengue, Zika e Chikungunya

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo ministério da Saúde, indica que mil 153 municípios brasileiros apresentam alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

audio/mpeg 08-06-18 - ROSAMÉLIA DE ABREU - DENGUE.mp3 — 1230 KB

Duração: 1'18"




Transcrição

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo ministério da Saúde, indica que mil 153 municípios brasileiros apresentam alto índice de infestaçãocom risco de surto para dengue, zika e chikungunya.



O Ministério da Saúde alerta a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças mesmo durante o outono e inverno, em todo o país.


Ao todo, 5.191 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito, sendo 4.933 por levantamento de infestação e 258 por armadilha. A metodologia da armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.


Para saber as cidades que podem ter surto de dengue, zika e chikungunya acesse o site do ministério da Saúde no endereço www.saude.gov.br