Os bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar deste mês saíram para 13 produtos

Percentual é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços médio de mercado e de garantia, referentes ao mês de maio.

audio/mpeg 11-06-19 - ROSAMELIA - GARANTIAS DE PRECOS- VAL 16-06.mp3 — 1681 KB

Duração: 1m47s




Transcrição

Os bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar deste mês saíram para 13 produtos, cultivados e extraídos em diversas regiões brasileiras.

 

 

O percentual é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços médio de mercado e de garantia, referentes ao mês de maio. O bônus apurado é utilizado pelo agricultor como desconto nas operações de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Da região Norte, estão relacionados açaí cacau, feijão caupi e babaçu.

Do Nordeste, os produtos são babaçu,feijão caupi, castanha de caju, leite , manga , mel e raiz de mandioca.

 

No Sudeste, são Cana-de-açúcar , mel raiz de mandioca. No Centro-Oeste, feijão caupi, e na região Sul recebem bônus os produtores de café arábica, maracujá. mel e uva .

 

Sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados mo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar estiver abaixo do preço de garantia é gerado um benefício.

 

O principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela Conab. No Pronaf, o recurso tem como objetivo financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.