Certificados do ENEM iniciam capacitação para atuar na aplicação das provas do exame

Eles são responsáveis por verificar e certificar os procedimentos de aplicação do Enem, como a chegada, a abertura dos malotes com provas e a distribuição do exame para os candidatos.

audio/mpeg 11-09-19 - ROSAMELIA - CERTIFICADORES ENEM - VAL 15-09.mp3 — 1902 KB

Duração: 2m01s




Transcrição

Os sessenta mil selecionados para a função de certificadores do ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio iniciaram nesta quarta-feira, (11) treinamento para atuarem na aplicação das provas.

 

Somente serão considerados aptos, os candidatos com 70% de aproveitamento na capacitação.

 

Com término em outubro, o curso terá trinta horas/aula e será feito pela internet, por meio de uma plataforma desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora .

 

Os certificadores são servidores públicos federais e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais que tiveram a inscrição homologada para integrar a Rede Nacional de Certificadores.

 

Os certificadores são responsáveis por verificar e certificar os procedimentos de aplicação do Enem, como a chegada, a abertura dos malotes com provas e a distribuição do exame para os candidatos. os certificadores fazem todo o trabalho por um aplicativo

 

Pela ferramenta, são enviados, por exemplo, relatórios e alertas.

 

Quem for participar do exame será remunerado por meio de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. No caso dos servidores, e por Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes. O valor pago é de R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora de trabalho.

 

Neste ano, o Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em mil 727 municípios brasileiros.

 

Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame, em 14 mil locais de aplicação de provas.