Ministros participam do 1º Encontro do Grupo de Agricultores Indígenas

Lideranças indígenas estão reunidas na elaboração de um documento com reivindicações, como a criação de um Centro de Capacitação, que será entregue aos ministros e ao diretor da Funai.

audio/mpeg 12-02-19 - SUZETTE CALDERON - ENCONTRO INDIGENAS - VAL 13-02.mp3 — 1351 KB

Duração: 1:26s




Transcrição

 ATerra Indígena Utiariti receberá, nesta terça e quarta-feira dia 13 de fevereiro, na aldeia Bacaval, do povo Paresi, o 1º Encontro do Grupo de Agricultores Indígenas. Os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); e o Diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Fernando Melo, já confirmaram presença no evento.

 

As lideranças indígenas estão reunidas na elaboração de um documento com reivindicações, como a criação de um Centro de Capacitação, que será entregue aos ministros e ao diretor da Funai.

 

Em Mato Grosso, o povo Paresi, formado por mais de dois mil indígenas têm se destacado no plantio de grãos, como soja, milho, mandioca, abóbora, batata, batata-doce, feijão, entre outros.

 

O presidente da Funai explica que, de acordo com a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), os indígenas têm o direito de escolher seu modelo de desenvolvimento econômico.

 

Também participarão do evento lideranças indígenas e produtores rurais da região, e representantes da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon