PESSOA IDOSA

Lançada há apenas dois meses a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa já alcançou 100 municípios brasileiros. A iniciativa se propõe a levar qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo a idosos em todo o país. O foco de atuação é o atendimento dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

audio/mpeg 13-06-18 - E NOTICIA - ROSAMELIA DE ABREU - PESSOA IDOSA - VAL - 15-06.mp3 — 2963 KB

Duração: 1'34"




Transcrição

Lançada há apenas dois meses a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa já alcançou 100 municípios brasileiros.

 

A iniciativa se propõe a levar qualidade de vida e promover o envelhecimento saudável e ativo a idosos em todo o país. O foco de atuação é o atendimento dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

Para aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, os municípios precisam assumir uma série de compromissos. A ação inclui termos como a criação ou fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos da pessoa idosa; a capacitação de servidores; o desenvolvimento de plano de ação, e avaliação periódica do andamento dos trabalhos.

 

O Brasil tem atualmente uma população idosa de 29 milhões e 600 mil pessoas. Desse total, 6 milhões constam do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Humano, da Saúde e dos Direitos Humanos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).