SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência dos municípios de Mansidão (BA), Indaiabira (MG), Foz do Jordão e Francisco Beltrão, no Paraná,) e Timbó Grande, em Santa Catarina, . A medida, publicada no Diário Oficial da União vai permitir que as cidades solicitem apoio federal para ações de socorro e assistência à população.

audio/mpeg 13-07-18 - E NOTICIA - ROSAMELIA - SITUACAO DE EMERGENCIA.mp3 — 1301 KB

Duração: 1'23"




Transcrição

Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência dos municípios de Mansidão (BA), Indaiabira (MG), Foz do Jordão e Francisco Beltrão, no Paraná,) e Timbó Grande, em Santa Catarina, .

A medida, publicada no Diário Oficial da União vai permitir que as cidades solicitem apoio federal para ações de socorro e assistência à população.

Na Bahia e em Minas Gerais, as cidades sofrem com a seca prolongada. Já os municípios de Santa Catarina e do Paraná foram afetados por chuvas de granizo.

O apoio emergencial é coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A medida tem vigência por 180 dias.

O auxílio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil inclui distribuição de kits de assistência humanitária e de água potável, remoção de famílias em áreas de risco, limpeza de vias públicas e recuperação de áreas danificadas, dentre outras ações.

Já regiões afetadas por longos períodos de seca e estiagem, por exemplo, podem ter garantia de abastecimento de água imediato por meio de carros-pipa.