Ministério da Saúde presta atendimento na Aldeia São José , em Montes Altos, no Maranhão

Indígenas da Aldeia São José, município de Montes Altos, no Maranhão, estão recebendo atendimento em saúde e procedimentos de média complexidade, como cirurgias. O atendimento, que termina no dia 18 de setembro, faz parte da 41ª Expedição da Saúde, iniciativa do Programa Sesai em Ação – Saúde Indígena Brasil Adentro.

audio/mpeg 14-09-18 - ROSAMELIA DE ABREU - ATENDIMENTO INDIOS - VAL 18-09.mp3 — 1758 KB




Transcrição

Indígenas da Aldeia São José, município de Montes Altos, no Maranhão, estão recebendo atendimento em saúde e procedimentos de média complexidade, como cirurgias.

O atendimento, que termina no dia 18 de setembro, faz parte da 41ª Expedição da Saúde, iniciativa do Programa Sesai em Ação – Saúde Indígena Brasil Adentro.


A ação é uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a organização não-governamental Expedicionários da Saúde (EDS), Ministério da Defesa e governos locais.

A previsão é de que sejam realizadas aproximadamente 480 cirurgias, principalmente de correção de hérnias e catarata.


A população da aldeia está recebendo atendimento especializado em pediatria, ginecologia, clínica geral e oftalmologia. Haverá ainda doação de óculos aos índios que necessitarem de correção visual.

A realização destes procedimentos na própria aldeia evita o deslocamento dos indígenas de suas comunidades, para atendimento na rede referenciada do SUS, o Sistema Único de Saúde. A ação  traz maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes e também potencializa a aplicação dos recursos destinados à saúde indígena”.

O Ministério da Saúde investe, em cada operação em parceria com a organização não governamental Expedicionários da Saúde, cerca de R$ 2 milhões e 500mil reais.