Campanha Vacina Brasil alerta para a necessidade de proteção contra doenças

Manter a caderneta de vacinação em dia é um compromisso assumido pelos beneficiários do Bolsa Família

audio/mpeg 15-05-19 Campanha Vacina Brasil alerta para a necessidade de proteção contra doenças - Ministério da Cidadania.mp3 — 3934 KB




Transcrição

LOC: Manter a vacinação das crianças em dia é obrigação dos pais. E, no caso de quem recebe o Bolsa Família, é uma das condições para ter o benefício. Mesmo assim, segundo dados do governo federal, o número de pessoas vacinadas em todo o Brasil vem caindo. Para alertar o público sobre a necessidade de imunização, está no ar o Movimento Vacina Brasil.

A proposta da campanha é discutir o calendário e a situação vacinal da população. De acordo com o secretário especial do Desenvolvimento Social no Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, muitas famílias não vacinam os filhos porque acreditam em informações falsas .

SONORA: LELO COIMBRA - SECRETÁRIO ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

LOC: Uma das chamadas condicionalidades do Bolsa Família, manter a caderneta de vacinação em dia é um compromisso assumido pelo beneficiário para receber o dinheiro todo mês. Para o secretário Lelo Coimbra, além de garantir a permanência no programa, a conscientização é necessária para evitar o retorno de doenças que não eram mais um problema de saúde pública no Brasil, devido à vacinação massiva da população.

SONORA: LELO COIMBRA - SECRETÁRIO ESPECIAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

LOC: Conscientização é o que não falta para a dona de casa Cidinai Caetano, que recebe o Bolsa Família. Ela é mãe da Sidineuza, de 15 anos, e de Davi, de seis, e mora em Canudos, na Bahia. Para ela, a imunização significa mais segurança para os filhos.

SONORA: CIDINAI CAETANO - BENEFICIÁRIA DO BOLSA FAMÍLIA

LOC: Para cumprir as condicionalidades de saúde do Bolsa Família, recém-nascidos e crianças de até sete anos devem ser pesados, medidos e estar com a caderneta de vacinação em dia. Já as beneficiárias grávidas precisam fazer o acompanhamento pré-natal. Mas o Calendário Nacional de Vacinação contempla também adolescentes, adultos e idosos. Toda a população pode se imunizar, gratuitamente, em alguma das mais de 36 mil Unidades Básicas de Saúde de todo o país. Basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos. Para mais informações, acesse cidadania.gov.br.

Reportagem: Diego Queijo (Ministério da Cidadania)