Funarte premiará projetos artísticos com foco na descentralização cultural

Iniciativa vai premiar 120 projetos artísticos com R$ 20 mil reais. No total, serão investidos R$ 2,4 milhões

audio/mpeg Funarte premiará projetos artísticos com foco na descentralização cultural.mp3 — 4413 KB




Transcrição

LOC: A Fundação Nacional de Artes, a Funarte, instituição vinculada ao Ministério da Cidadania, está com inscrições abertas até 21 de outubro para o Prêmio Descentrarte, que visa fortalecer a cultura em municípios de 50 a 100 mil habitantes. De abrangência nacional, a iniciativa vai premiar 120 projetos artísticos com 20 mil reais. No total, serão investidos 2 milhões e 400 mil reais. 

Em sua primeira edição, o prêmio Descentrarte tem cinco categorias: Artes Visuais, Dança, Teatro, Produção Literária e Projetos Integrados de Artes. Cada uma dessas áreas terá 24 premiados. O diretor-executivo da Funarte, Leônidas Oliveira, explica como inscrever projetos e qual é a expectativa da fundação.

SONORA DIRETOR EXECUTIVO DA FUNARTE - LEÔNIDAS OLIVEIRA

LOC: O prêmio Descentrarte faz parte do Programa Funarte Cidadã, um conjunto de ações para levar atividades culturais para regiões muitas vezes não atendidas. Exemplo disso é o Prêmio Marcantonio Vilaça, que reconhece produções artísticas destinadas ao acervo de instituições museológicas. A nona edição está com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 11 de outubro. A professora de artes Susana Queiroga foi premiada em 2013. Com o recurso garantido, criou a exposição “Olhos d´Água” para o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro. A obra pode ser apreciada até hoje na instituição. 

SONORA PREMIADA MARCANTONIO VILAÇA – SUSANA QUEIROGA

LOC: Outra ação do Programa Funarte Cidadã é o “Circo de Toda Arte”. Quarenta municípios brasileiros serão contemplados com lonas e acessórios para espetáculos, a partir de seleção por edital, que será lançado em breve. O objetivo é o amplo alcance das populações a atividades artísticas. Para saber mais sobre as ações do Programa Funarte Cidadã, acesse: funarte.gov.br.