Ministério da Cidadania divulga inscrições habilitadas no Prêmio Culturas Populares

Candidatos com inscrições inabilitadas podem recorrer à Comissão Técnica de Habilitação, no prazo de cinco dias corridos a partir desta segunda-feira. Mais informações em: cultura.gov.br

audio/mpeg Ministério da Cidadania divulga inscrições habilitadas no Prêmio Culturas Populares.mp3 — 3547 KB




Transcrição

 

 

LOC: O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira, nove de setembro, no Diário Oficial da União, a lista de inscrições habilitadas a participar do Prêmio Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha. Este ano, serão destinados cinco milhões de reais para 250 iniciativas que visam fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil. Cada um dos premiados vai receber 20 mil reais. Para a diretora de Promoção da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Renata de Medeiros, a edição surpreendeu pelo número de iniciativas inscritas.

 

SONORA DIRETORA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL,  Renata de Medeiros

 

O edital de Culturas Populares 2019 – Edição Teixeirinha, mais uma vez foi um sucesso. Em tão pouco tempo de inscrições, conseguimos alcançar um número expressivo de mil seiscentas e 57 iniciativas culturais inscritas, dentre mestres e mestras, e pessoas jurídicas, entidades culturais sem fins lucrativos que contemplam toda a diversidade em todas as regiões do nosso Brasil.

 

LOC: Foram habilitadas mil 345 inscrições de mestres e mestras de cultura popular e 312 de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, com finalidade ou natureza cultural. A região Nordeste concentrou a maior parte dos inscritos: 594 mestres e 128 organizações. Na sequência vieram as regiões Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. A cada ano, o Prêmio Culturas Populares homenageia um expoente da cultura popular brasileira. Nesta edição de 2019, o homenageado é o cantor, compositor e ator gaúcho Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, falecido em 1985, aos 58 anos. Natural de Rolante, Rio Grande do Sul, Teixeirinha nasceu em 1927. Seu acervo tem mais de 1.200 canções lançadas em cerca de 70 discos.

 

LOC: E atenção, os candidatos com inscrições inabilitadas podem recorrer à Comissão Técnica de Habilitação, no prazo de cinco dias corridos a partir desta segunda-feira. Mais informações em: cultura.gov.br

 

Reportagem: Karoline Avila