Parceria com fundação internacional deverá beneficiar o Programa Criança Feliz, do governo federal

audio/mpeg Parceria com fundação internacional deverá beneficiar o Programa Criança Feliz do governo federal .mp3 — 6143 KB

Duração: 4m22s




Transcrição

LOC: Novas parcerias e troca de experiências que vão aprimorar o Programa Criança Feliz e aperfeiçoar outras ações de educação, principalmente as voltadas para crianças com deficiência. Esses são alguns dos resultados da participação do ministro da Cidadania, Osmar Terra, no Seminário How Kids Learn (Como as Crianças Aprendem, em tradução livre do inglês para o português), promovido pela Fundação Varkey e pelo Instituto Tomorrow, neste fim de semana, na Inglaterra. Especialistas de diversas partes do mundo estiveram reunidos para discutir métodos e tecnologias que possam auxiliam na melhoria da educação.

Osmar Terra foi um dos palestrantes. Ele apresentou o programa do governo federal Criança Feliz que, por meio de visitas domiciliares, orienta as famílias sobre as melhores maneiras de estimular o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. A iniciativa tem despertado interesse em todo o mundo. Este ano, o Criança Feliz foi premiado pela Cúpula Mundial de Inovação para a Educação – o WISE Awards 2019 como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo em educação. A WISE recebeu 481 inscrições, sendo 15 finalistas. Ao todo, seis projetos foram premiados. A entrega do prêmio ocorre em novembro, em Doha, no Catar.

Durante o encontro na Inglaterra, o ministro da Cidadania negociou a vinda de uma operação da entidade internacional Fundação Varkey para o Brasil. Com sede no Reino Unido, a fundação atua de maneira filantrópica no apoio a programas e iniciativas que ajudam na qualificação de professores, no acesso de crianças à tecnologia e no compartilhamento de metodologias que potencializam o aprendizado.

SONORA MINISTRO DA CIDADANIA OSMAR TERRA

LOC: A Fundação Varkey já atua na Argentina, em Uganda e em Gana. É ela também que realiza todos os anos o Global Teacher Prize, prêmio que reconhece o melhor professor do mundo, considerado o Oscar da educação.

A diretora do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Dellagnello, destacou que o investimento na primeira infância e o uso de tecnologias para aumentar a aprendizagem e melhorar a formação dos professores é fundamental.

SONORA DIRETORA DO CIEB LÚCIA DELLAGNELLO

LOC: Já para a presidente-executiva da organização brasileira Todos pela Educação, Priscila Cruz, que também integrou a delegação brasileira, a troca de experiências ocorrida durante o evento é benéfica para a construção de um diálogo a favor da melhoria na educação brasileira.

SONORA PRESIDENTE TODOS PELA EDUCAÇÃO PRISCILA CRUZ

LOC: Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas do desenvolvimento social, cultura, educação, saúde, justiça e direitos humanos. O programa está presente em 2.620 municípios e já atendeu, até o momento, 773 mil crianças e gestantes. No total, foram realizadas mais de 20 milhões e 700 mil visitas domiciliares.

Reportagem: André Luiz Gomes (Ministério da Cidadania)