Quem cuida mais da casa? Homens ou mulheres?

Nesta edição do Minuto IBGE, saiba quantas horas por semana homens e mulheres do país ajudam nos afazeres domésticos

audio/mpeg 01-07-2019 MINUTO_IBGE_AFAZERES_DOMESTICOS 01M33s FINALIZADO.mp3 — 2186 KB

Duração: 1m33s




Transcrição

 

NA CASA DO MOTORISTA DE APLICATIVO JÚNIOR VIEIRA, OS AFAZERES DOMÉSTICOS SÃO DIVIDIDOS IGUALMENTE ENTRE ELE E A ESPOSA. O CARIOCA, DE 33 ANOS, GARANTE QUE SABE FAZER MUITO BEM TODAS AS TAREFAS DA CASA. MAS CONTA QUE NEM SEMPRE FOI ASSIM... 

 

{sonora: "Logo quando eu casei, eu não sabia fazer. Eu não sabia fritar um ovo. E aí a minha esposa começou a fazer faculdade e eu não achei justo ela chegar todos os dias e encontrar eu sentado no sofá, esperando comida. Então, é mais do que justo, a gente estar ajudando. Ajudando, não, porque é uma das nossas obrigações. Então, é mais do que justo, a gente estar ajudando. Ajudando, não, porque é uma das nossas obrigações também. Porque a casa não é só da mulher. A casa  é da mulher e do homem. }

 

O NÚMERO DE HOMENS QUE, ASSIM COMO O JÚNIOR, TAMBÉM CUIDAM DAS ATIVIDADES DA CASA VEM AUMENTANDO A CADA ANO. MAS A PARTICIPAÇÃO FEMININA AINDA É MAIOR. 

 

SEGUNDO O IBGE, 93% DAS MULHERES COM 14 ANOS OU MAIS REALIZAM AFAZERES DOMÉSTICOS OU CUIDADO DE PESSOAS. E, JÁ ENTRE OS HOMENS, ESSA TAXA É DE 80%.

 

ALÉM DISSO, AS MULHERES GASTAM, EM MÉDIA, 21 HORAS SEMANAIS NESSAS TAREFAS, O QUE REPRESENTA QUASE O DOBRO DAS HORAS GASTAS PELOS HOMENS. 

 

OS DADOS SÃO DO SUPLEMENTO OUTRAS FORMAS DE TRABALHO, DA PNAD CONTÍNUA 2018.

 

DO RIO DE JANEIRO, MÔNICA MARLI