Na Trilha da História: Maestro explica as origens do jazz

Nesta edição do programa, a jornalista Isabela Azevedo entrevista o maestro Alexandre Innecco, mestre em regência pela Missouri University. Ele conta que o jazz surgiu nos Estados Unidos no início do século XX, especialmente em Nova Orleans. A cidade acolhia influências culturais dos descentes de escravos e de colonizadores europeus que seriam essenciais na formação do gênero musical.

audio/mpeg 09-09-19 Na_Trilha_da_Historia_Maestro_explica_as_origens_do_jazz.mp3 — 4198 KB

Duração: 4m28s




Transcrição

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos conversar sobre as origens do jazz! Nosso entrevistado é o maestro Alexandre Innecco, mestre em regência pela Missouri University. Ele nos conta que o jazz surgiu nos Estados Unidos no início do século XX, especialmente em Nova Orleans. A cidade acolhia influências culturais dos descentes de escravos e de colonizadores europeus que seriam essenciais na formação do gênero musical.


(Alexandre Innecco)


Dois ritmos são as principais matérias-primas do jazz: o ragtime e o blues.


(Alexandre Innecco)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o maestro Alexandre Innecco, músicas que marcaram a história do jazz! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.