Prosa Rural

Informações de utilidade pública para melhorar a vida no campo, além de música, receitas, poesia e mais cultura de cada região do país. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
REGIÃO SUL - ÁCARO HINDUSTÂNICO DOS CITROS: UMA AMEAÇA PARA A CITRICULTURA BRASILEIRA

O Prosa Rural desta semana interessa aos citricultores de todas as regiões do País, pois fala sobre uma praga que ameaça a citricultura brasileira: o ácaro-hindustânico-dos-citros. Quem acompanhar o programa vai ouvir o que a pesquisadora Elisângela Fidelis, da Embrapa Roraima, tem a dizer sobre essa praga, da qual não se tinha notícias desde o ano de 1924, até seu ressurgimento, na década de dois mil, e sua entrada no Brasil, via Venezuela, por Roraima. Como destaque, o manejo do ácaro-hindustânico-dos-citros e a importância da Certificação Fitossanitária de Origem.

Como aumentar o teor de sólidos no leite - 06-06-17

O Prosa Rural desta semana fala sobre a importância de se aumentar o teor de sólidos no leite, para se alcançar um produto de mais qualidade. Quem acompanhar o programa, vai ouvir as orientações das pesquisadoras Maria Edi e Mayra Zanela da Embrapa Clima Temperado. Elas explicam o que é preciso fazer para se aumentar os teores de gordura e de proteína do leite, que são os componentes que caracterizam os produtos de qualidade superior. O ouvinte vai saber, ainda, quais são os benefícios decorrentes do aumento desses sólidos, que são matéria prima para a indústria, e por isso agregam valor ao leite comercializado pelo produtor. Para saber mais, não perca o Prosa Rural.

Benefícios da ILPF para pequenos produtores - 05-06-17

O Prosa Rural desta semana fala sobre os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para pequenos produtores. Conhecido como ILPF, o sistema reúne esses três componentes em uma mesma área. O pesquisador Rodrigo Estevam Munhoz, da Embrapa Pesca e Aquicultura, explica que a ILPF é sustentável, capaz de aumentar a produtividade do campo e está ao alcance do pequeno produtor. O programa mostra ainda a transformação de uma propriedade familiar, que nada produzia, em um empreendimento lucrativo, graças à ILPF. Para saber mais, não perca o Prosa Rural.

Tecnologia inovadora para análise de solos - Specsolo - 07/06/17

Esta semana, o Prosa Rural apresenta uma tecnologia inovadora para análise de solos. É o SpecSolo, que promete revolucionar o setor agrícola nacional. Esta ferramenta permite ao usuário obter os resultados analíticos de cada parâmetro do solo, ou por faixas de interpretação da fertilidade do solo. A tecnologia lança mão de algoritmos precisos e eficientes num software hospedado na nuvem. Participa do programa o pesquisador da Embrapa Solos, André Marcelo de Souza.

Alimentação de peixes tropicais

O Prosa Rural desta semana é dedicado ao piscicultor, pois fala sobre a alimentação de peixes tropicais brasileiros. A pesquisadora Roselany Correa da Embrapa Amazônia Oriental fala sobre as exigências nutricionais desses peixes, as técnicas utilizadas para a administração do alimento, e dá atenção especial aos cuidados que o produtor deve ter com a ração. Quem acompanhar o programa vai saber por que o investimento na alimentação dos peixes, associado ao manejo correto da ração, são fundamentais para o sucesso do piscicultor.

A alta produtividade da forrageira BRS Capiaçu

A BRS Capiaçu foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento de Capim-elefante, após 15 anos de pesquisas. Ela tem capacidade de produzir 30% a mais de matéria seca por hectare por ano, além de apresentar maior valor nutritivo. No período da seca, pode ser fornecida para os animais, picada verde no cocho, ou como silagem. A forrageira representa uma alternativa interessante para a produção de silagem de baixo custo. Os convidados do programa são os pesquisadores Mirton Morenz e Paulino Andrade, da Embrapa Gado de Leite.

Técnicas de enxertia para produção de mudas de cupuaçuzeiro

técnicas de enxertia, destinadas à produção de mudas de cupuaçuzeiro. O ouvinte vai conhecer a importância, a eficácia e as vantagens dessas técnicas, por meio das explicações da pesquisadora Hyanameyka Lima da Embrapa Roraima. Ela ainda apresenta um passo-a-passo, que dá ao produtor condições de aplicar as técnicas detalhadas. Quem acompanhar o programa, também vai saber que a enxertia possibilita a produção de mudas de cupuaçu resistentes à doenças, inclusive à vassoura-de-bruxa.

Danos causados pela pirataria de sementes de forrageiras

A pirataria de sementes de forrageiras está relacionada aos riscos da utilização de sementes sem garantia de origem genética. Com isso, o produtor pode semear e plantar o que não pensou ter comprado. As sementes não fiscalizadas podem apresentar baixa qualidade física e fisiológica, estar fora dos padrões mínimos permitidos para a comercialização - quanto à pureza, germinação, viabilidade e vigor, além de trazer problemas de cultivares em mistura e sementes proibidas. Tudo isto pode ter consequências mais graves, como por exemplo: má-formação e degradação da pastagem e também infestação por plantas daninhas. Quem tratará deste assunto no Prosa desta semana é Jaqueline Verzignassi, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte.