2/8: Programa chama atenção para a importância do melhor alimento do mundo

Enquanto aguardamos do “Dia do Mamaço” que vai acontecer na próxima quarta-feira, 7 de agosto, em vários lugares do Brasil e do mundo, nós aqui aproveitamos a Semana Mundial da Amamentação para incentivar as amigas e amigos do peito a apoiarem o aleitamento materno.

audio/mpeg 02-08-19 - VIVA MARIA - SEXTA FEIRA.mp3 — 9867 KB

Duração: 7m01s




Transcrição

Enquanto aguardamos do “Dia do Mamaço” que vai acontecer na próxima 4a feira, 7 de agosto, em vários lugares do Brasil e do mundo, já que o evento é internacional e foi criado para que as mães com seus bebês se reúnano mesmo dia e na mesma hora para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes como forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre mãe e filhonós aqui queremos aproveitar a Semana Mundial da Amamentação para continuar incentivando as amigas e amigos do peito a apoiarem o aleitamento materno a partir de uma rede de solidariedade que dentre outras coisas possa evitar situações constrangedoras que têpor objetivo reprimir o ato de dar de mamar em público!

Há alguns anos noticiamos o caso daquela mãe que foi tolhida em sua liberdade de amamentar filho na praça de alimentação de um shopping center!

Imaginem a cena: em primeiro plano, aparece uma mãe, sentada numa cadeira de restaurante. Junto a seu corpo uma menininha mama em seu peito de olhinhos fechados. De repente, essa mãe recebe um bilhete que diz o seguinte: "não pode amamentar em público". E a mãe, surpresa mas sem perder a calma, responde: “Meu amor... Isso aqui é uma praça de alimentação e minha filha está se alimentando! Dá licença”. O Viva Maria parabeniza essa mãe pela atitude e conversa com a artista plástica, fotógrafa e doutoranda em Comunicação e Saúde na Universidade de São Paulo (USP), Bia Fioretti,  criadora do projeto Mães da Pátria, um movimento empenhado em resgatar a essência do feminino a partir da sabedoria das mulheres de luz, as parteiras. Mulheres que auxiliam mães e filhos na primeira mamada ! Diga lá , Bia como se sente diante da censura de alguns frente a cenas como a que acabamos de descrever!

Produção e Apresentação: Mara Régia