Rede Nacional de Rádio

 O que é?

A Rede Nacional de Rádio fornece conteúdo jornalístico gratuito para emissoras de todo o Brasil, assim como de países vizinhos.

A programação é distribuída via satélite pelo mesmo sinal da Voz do Brasil, chegando a centenas de locais onde não há Internet nem sequer energia elétrica. As emissoras também podem fazer download dos conteúdos pelo site, que é permanentemente atualizado. O foco da linha editorial é a prestação de serviços ao cidadão e a divulgação das ações e programas do governo federal (ministérios e demais órgãos). O número de acessos bateu a marca de 2,5 milhões em outubro de 2018.

Entre as publicações, estão pronunciamentos do presidente da República e de autoridades, o programa "A Voz do Brasil", além de boletins de notícias, spots, entrevistas e programas sobre assuntos de interesse do cidadão: Alistamento Militar, Campanhas de Vacinação, FGTS, Bolsa Família e ENEM, entre outros.

A RNR distribui ainda programas produzidos por órgãos parceiros, como AGU, Embrapa, IBGE, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, entre outros.

Outra responsabilidade da Rede Nacional de Rádio é convocar as formações de rede obrigatória, em cadeia nacional, para pronunciamento do Presidente da República, ministros e outras autoridades.

Quem pode utilizar este serviço?

Toda e qualquer emissora de rádio. Mesmo não sendo o público-alvo, milhares de ouvintes buscam conteúdo diretamente no site da Rede Nacional de Rádio.

Como Sintonizar:

Satélite Digital – STAR ONE C2
Posição orbital: 70° – Oeste (290° leste)
Transponder: 2ANC
Freqüência Central: 3755,5 MHz
Polarização: Horizontal
Symbol Rate: 7.500 MSym/s
Canal: Serviço 1 - TV NBR
FEC: 2/3

Modulação: QPSK

Padrão: DVB-S
PCR: 8190

Pid Vídeo: 0308
Pid Áudio Rádio: 0257 – Lado Esquerdo, Rede Nacional de Rádio

Características do sistema receptor para uma recepção de boa qualidade:

a) Antena Parabólica fechada 2,20m, telada com 3,30m de diâmetro;
b) Amplificador de Baixo Ruído (LBN) para Banda “C” Digital, de temp. de ruído menor ou igual a 17° K;
c) Receptor digital para Banda “C”;
d) Monitor de TV ligado ao sistema de recepção sintonia e ajuste da antena para TV NBR.