Ministro da Educação explica mudanças no Novo Ensino Médio

Segundo o ministro Milton Ribeiro, o objetivo é garantir uma educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e a complexidade do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

audio/mpeg 14-07-21 MINISTRO DA EDUCAÇÃO MUDANÇAS ENSINO MÉDIO.mp3 — 4308 KB

Duração: 4m20s




Transcrição

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, no dia 14 de julho, um evento , em Brasília para tratar sobre as mudanças estruturadas no Novo Ensino Médio (NEM), afim de garantir uma educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e aproximar as escolas da realidade dos estudantes, considerando as novas demandas e a complexidade do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

O NEM também representa a ampliação dos conhecimentos nas áreas que mais interessam aos estudantes. Os chamados itinerários formativos possibilitam aos estudantes escolherem suas trilhas de aprofundamento, ampliando seus conhecimentos em uma das seguintes áreas: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais; e formação técnica e profissional.

Com o NEM, também passa a ser obrigatório o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. Esse componente do NEM garante ao estudante um espaço para refletir a respeito do presente e do futuro, contribuindo para o processo de autoconhecimento e desenvolvendo a identidade do jovem, estimulando sua autonomia e oportunizando realizar escolhas mais assertivas ao longo do ensino médio.