Presidente Jair Bolsonaro participa da apresentação do programa Abrace o Marajó

Íntegra do discurso do presidente na apresentação do programa" Abrace o Marajó"

audio/mpeg 09-10-20 PRESIDENTE JAIR BOLSONARO PROGRAMA ABRECE O MARAJÓ.mp3 — 4311 KB

Duração: 5m37s




Transcrição

O presidente da República , Jair Bolsonaro , participa, nesta sexta- feira, da Cerimônia de apresentação do Programa Abrace o Marajó e de iniciativas do Governo Federal.

 

Lançado pelo ministério da Mulher, da Família é dos Direitos Humanos , o projeto tem o objetivo de melhorar o IDH ,índice de Desenvolvimento Humano , dos municípios da região a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos.

 

O arquipélago abriga cerca de 500 mil pessoas e inclui o município com pior IDH do Brasil: Melgaço. 

 

 

Além desse, outros sete dos 16 municípios que compõe a região estão na lista dos 50 piores IDHs do país, como  as cidades de Chaves, Bagre, Portel, Anajás, Afuá, Curralinho e Breves.

 

 

A primeira fase do Programa Abrace o Marajó aconteceu em 2019 e mostrou resultados positivos, onde foram realizados atendimentos médicos e jurídicos, além de audiências públicas para acolhimento de reivindicações; palestras sobre violência doméstica contra a mulher e exploração sexual infantil; além de prevenção de acidentes de trabalho, como por exemplo, de escalpelamento.

 

 

A segunda fase possui seis objetivos específicos, como auxiliar na ampliação e o aumento da qualidade dos serviços públicos prestados e contribuir para melhoria dos indicadores de educação, de saúde, de segurança e de renda ,no Marajó. 

 

 

O programa também tem como objetivo fomentar a atuação da sociedade civil e do setor privado nos Municípios que compõem o Arquipélago do Marajó e cooperar para a redução dos índices de violação de direitos da família, da mulher, da criança e do adolescente, do jovem, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.