Presidente Jair Bolsonaro anuncia revitalização do sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão de Furnas

Íntegra do discurso do presidente Jair Bolsonaro na cerimônia ocorrida na subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR).

audio/mpeg 25-02-21 PRESIDENTE JAIR BOLSONARO ITAIPU FURNAS.mp3 — 4132 KB

Duração: 4m14s




Transcrição

Depois de 36 anos, o sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão de Furnas, que transmite ao mercado brasileiro a energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu, especialmente para a região Sudeste, será revitalizado. 

 

 

O anúncio oficial foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (25), numa cerimônia na subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu , no Paraná com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

 

O investimento é de cerca de R$ 1 bilhão de reais . O aporte será feito pela margem brasileira da usina ao longo dos próximos cinco anos. 

 

A modernização contempla a substituição completa dos principais componentes nas subestações de Foz do Iguaçu, no Paraná  e Ibiúna, em São Paulo .

 

A revitalização é considerada estratégica para o Brasil e o Paraguai , tanto pela garantia de acesso ao mercado brasileiro como pela segurança energética.

 

O Paraguai tem direito a 50% da produção de Itaipu, mas com 15% já supre cerca de 90% de seu consumo de energia. 

 

O excedente de produção não utilizado pelo país vizinho é comprado pelo Brasil. A energia total de Itaipu abastece em torno de 14% de toda a demanda brasileira.