Presidente Jair Bolsonaro se reúne com o presidente de Cabo Verde

Íntegra da declaração do presidente Jair Bolsonaro após reunião bilaterial com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

audio/mpeg 30-07-2021 PRESIDENTE JAIR BOLSONARO DECLARAÇÃO APÓS REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CABO VERDE.mp3 — 2105 KB

Duração: 2m10s




Transcrição

O presidente Jair Bolsonaro recebe nesta sexta-feira (30) no Palácio do Planalto, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

 

Brasil e Cabo Verde estabeleceram relações diplomáticas em 1975. Desde a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, em 1977, o país tem sido beneficiado por projetos desenvolvidos em parceria com instituições brasileiras, em áreas como saúde, educação, agropecuária e agências reguladoras. 

 

Localizado  num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicasna região central do Oceano Atlânticoa cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, Cabo Verde é atualmente um dos maiores parceiros de cooperação, em projetos desenvolvidos principalmente com recursos da Agência Brasileira de Cooperação.

 

O país também tem aproveitado as oportunidades oferecidas pelos Programas de Estudantes de Convênio de Graduação e de Pós-Graduação e envia anualmente centenas de estudantes ao Brasil. Diplomatas e militares de Cabo Verde também têm frequentado tradicionalmente cursos de formação no Brasil.