PREVISÃO DO TEMPO PARA O PRODUTOR RURAL: BRASIL (ATÉ 09/11)

As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

audio/mpeg 02-09-11 - BOLETIM AGROMETEREOLOGICO - BRASIL.mp3 — 3371 KB

Duração: 2min44seg




Transcrição

N-NE: No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA), os maiores acumulados de chuva poderão ultrapassar 200 mm no TO, BA e extremo sul do MA devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), caracterizada por uma faixa de nuvens alinhada desde a região Norte até o Nordeste, que causa chuva persistente por dias consecutivos. Essas chuvas contribuirão com a umidade no solo para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão.

CO: A semeadura e o desenvolvimento das lavouras serão beneficiados com a previsão de acumulados de chuva superiores a 200 mm no norte e oeste do MT e no norte de GO em função da ZCAS. Nas demais áreas da região, os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 100 mm.

SE: Chuvas são previstas principalmente no centro e norte de MG e norte do ES. Nas demais áreas, os volumes serão menores. As condições de umidade continuarão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão, a brotação da cana-de-açúcar, a florada e a formação dos chumbinhos nos cafezais.

S: Previsão de maiores volumes de chuva no extremo sul do RS. Nas demais áreas, os acumulados serão menores, sem comprometer a umidade no solo. Umidade e insolação serão favoráveis para a maturação e a colheita dos cultivos de inverno. A semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão serão favorecidos.

A Previsão Agrometeorológica é para os dias 02/11 a 09/11/2021. As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.