Ciência e Tecnologia

09/03 - BRASILEIRA QUE TRABALHOU NO SEQUENCIAMENTO DO CORONAVÍRUS CONTA SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA CIÊNCIA

A cientista Jaqueline Goes de Jesus, que faz pós-doutorado no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, participou do trabalho de identificação do DNA do novo vírus. Ela faz parte do grupo de pesquisa coordenado pela cientista Ester Sabino e também participou de estudos sobre o retrovírus HIV e os vírus da zika e chikungunya. Jaqueline relata sua trajetória na ciência e conta que, para a mulher, tudo é mais difícil também nessa área. Segundo ela, muitas cientistas ainda ficam sem o crédito pelo trabalho que realizam.

Pesquisadores criam cadeiras de rodas para praias

Um grupo formado por estudantes e professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram um veículo especial para que cadeirantes possam ter acesso à praia sem problemas. O patenteamento do CRAB já está sob análise, ao custo de R$8 mil a R$10 mil.

Projeto de mestrado na UnB vira aparelho que ajuda pacientes de UTIs

Desenvolvido pela educadora física em parceria com um engenheiro, a tecnologia mede a força muscular do paciente e dá detalhes importantes ao profissional de saúde. O fisioterapeuta Glauber Barduze, da Seleção de Futebol da Irlanda utiliza o aparelho para prevenir lesões.

Universidade do Paraná desenvolve leite materno em pó

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, conseguiram transformar o leite materno in natura em leite em pó. A novidade poderá aumentar o tempo de utilização do leite materno, que sofre perdas durante o transporte para doação, e depois de descongelado em banho-maria, precisa ser consumido em até 24 horas.

31/03 - Vacinação vai além da criação de anticorpos

A imunologista Ana Maria Caetano de Faria, da Sociedade Brasileira de Imunologia, esclarece algumas dúvidas, começando pelo que é uma vacina. Acompanhe mais informações sobre o assunto nesta reportagem especial de Beatriz Evaristo.