15/02 - Uso de biocombustíveis pode proteger o meio ambiente sem desligar motores

Na Universidade Federal de Minas Gerais, a pesquisadora Cristiane Scaldaferri trabalhou durante o doutorado no desenvolvimento de novas fontes de energia, como o bioquerosene de aviação e também desenvolveu um processo de fabricação de diesel verde. Acompanhe.

audio/mpeg 15-02-21 - BEATRIZ EVARISTO - C&T - BIOCOMBUSTÍVEIS - COM EMBARGO RN7H - 2m57s.mp3 — 2705 KB

Duração: 2m57s




Transcrição

Milhões de veículos, centenas de aviões. Todos circulando, voando e liberando gases poluentes na atmosfera. E, para proteger o meio ambiente sem ter que desligar os motores, o uso de biocombustíveis pode ser uma alternativa.

 

Na Universidade Federal de Minas Gerais, a pesquisadora Cristiane Scaldaferri trabalhou durante o doutorado no desenvolvimento de novas fontes de energia, como o bioquerosene de aviação.

 

Além desse novo produto, Cristiane Scaldaferri também desenvolveu um processo de fabricação de diesel verde.

 

De acordo com a pesquisadora, o diesel comercializado poderia conter 12% de biodiesel e 50% de diesel verde, aumentando o caráter renovável do combustível. Já o bioquerosene de aviação poderia substituir parcialmente o querosene derivado de petróleo.

 

Os testes foram realizados em uma escala pequena, em laboratório. O próximo passo é fazer testes para otimizar e aprimorar o processo em escala industrial. Para essa nova fase, os pesquisadores buscam parcerias e investimentos.