USP desenvolve corretor automático inteligente de redações com ferramenta de aprimoramento do texto

Conhecida pela sigla CIRA, a ferramenta pode ajudar estudantes que se candidatam ao Enem a fazer uma redação com menos erros. Ela foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e funciona como um corretor automático inteligente. Tem ainda a vantagem de ajudar o usuário a melhorar seu texto.

audio/mpeg 22-03-21 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CORRETOR REDACAO.mp3 — 1803 KB

Duração: 1m55s




Transcrição

Para garantir vaga em uma boa universidade, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tem um peso importante na nota final. E, para evitar erros, é possível praticar a escrita com a ajuda de inteligência artificial.

Um grupo de pesquisa formado por alunos e professores do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, do campus São Carlos da Universidade de São Paulo, desenvolveu o Corretor Inteligente de Redações Automático, conhecido pela sigla CIRA. Quem conta como funciona essa ferramenta é o estudante Gabriel Nogueira.

Além do feedback com a nota, a ferramenta também faz sugestões para aprimorar o texto. O professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr, orientador do projeto, conta que os testes realizados com base na correção de professores especializados alcançaram bons resultados.

A ferramenta é oferecida de forma gratuita a todos os estudantes que estão se preparando para o Enem. Quem estiver interessado basta acessar ciraredacoes.com.br ou baixar o aplicativo CIRA para sistema Android.