Conab atualiza custos de produção das principais culturas agrícolas

E mais: Gestores têm até 18 de abril para responder à pesquisa que vai avaliar o impacto na pandemia nas escolas; Pesquisadores descobrem como o rato-da-cana sobreviveu aos incêndios no Pantanal.

audio/mpeg 01-03-22 - É-NOTÍCIA-EM-2-MINUTOS - LANA-CRISTINA.mp3 — 2104 KB

Duração: 02'14"




Transcrição

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, atualizou os custos de produção da agricultura empresarial para a pluma de algodão, arroz, feijão, milho, soja, sorgo e trigo – produtos que correspondem à quase totalidade da produção brasileira de grãos.

Os dados podem ser acessados no endereço https://portaldeinformacoes.conab.gov.br/, depois basta clicar na seção Produção agrícola e, em seguida, custos de produção.

O custo de produção é uma ferramenta de gerenciamento das atividades produtivas utilizada pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos. São esses preços que balizam as operações de comercialização, crédito e seguro rural e outras políticas públicas.

----------

Gestores escolares têm até o dia 18 de abril para responder a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”.

A pesquisa está sendo aplicada simultaneamente à segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 – Situação do Aluno – e tem o objetivo de coletar informações a respeito dos impactos da pandemia nas escolas durante o ano letivo de 2021.

Para isso, basta ir ao site educacenso.inep.gov.br. Já a coleta de dados para o Censo Escolar vai até o dia 17 de março.

----------

Estudo conduzido por pesquisadores da Rede Pantanal e PPBio, Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Ocidental, demonstrou que o rato-da-cana, uma espécie de roedor de pequeno porte, conseguiu sobreviver a queimadas no bioma usando tocas subterrâneas alagadas.

Publicado em uma revista internacional de renome, o estudo tem a participação de seis pesquisadores de cinco instituições brasileiras e foi conduzido no município de Poconé, Mato Grosso, nos meses de agosto e setembro, quando grandes incêndios atingiram o Pantanal brasileiro.

O PPBio é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina