Balança comercial tem melhor saldo da história para meses de agosto

E mais: começa Setembro Amarelo e Ministério da Saúde anuncia curso de capacitação de profissionais do SAMU para atender pacientes em sofrimento psíquico; Ministério da Infraestrutura lança edital para concessão da BR-381/262 em Minas Gerais e Espírito Santo.

audio/mpeg 01-09-21 - ADALTO - E NOTICIA 2 MIN.mp3 — 2292 KB

Duração: 2m26s




Transcrição

A Balança comercial do mês de agosto teve o melhor saldo da história para o período. O país exportou  7,6 bilhões de dólares a mais do que importou. O saldo é 31,7% maior que em agosto de 2020. O resultado foi puxado pela safra de diversos grãos e pela valorização de minérios, segundo o Ministério da Economia. As exportações bateram recorde histórico para todos os meses desde o início da série histórica, em 1989. As importações totalizaram 19 bilhões e meio de dólares, alta de 34,4% na mesma comparação.

***********

 Começou o Setembro Amarelo, mês de enfrentamento ao suicídio. E o Ministério da Saúde anunciou que vai capacitar profissionais do SAMU para atender pacientes em sofrimento psíquico. O objetivo do curso, segundo o governo, é qualificar médicos e enfermeiros que atuam nos serviços de emergência para um atendimento mais técnico e humanizado de quem sofre com ansiedade, depressão, violência autoprovocada, ideação suicida e transtornos por uso de substâncias psicoativas, por exemplo. Nas três primeiras turmas, serão 108 profissionais capacitados em todas as capitais do país.

***********

O Ministério da Infraestrutura lançou nesta quarta-feira, no Senado Federal, o edital para mais uma concessão rodoviária: o da BR-381/262 em Minas Gerais e Espírito Santo. Conhecido em Minas como “rodovia da morte” por causa do número elevado de acidentes, esta BR com 670 quilômetros de extensão, receberá 7 bilhões e 300 milhões de reais em investimentos para melhorias e ampliação de capacidade. Está prevista a duplicação de mais de 400 quilômetros de pistas. Outros 6 bilhões de reais serão destinados a serviços operacionais, ao longo de um contrato de 30 anos – prorrogáveis por mais cinco.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Adalto Golveia