Inova Simples registra 60 empresas voltadas à inovação em um mês

E mais: Mais 31 municípios afetados pela estiagem ou seca têm situação de emergência reconhecida a nível nacional; Ministério da Agricultura institui vazio sanitário da soja para 2022.

audio/mpeg 03-02-22 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - LANA CRISTINA - PM - FINALIZADO.mp3 — 1860 KB

Duração: 1m58s




Transcrição

 

Sessenta empresas voltadas à inovação iniciaram suas atividades por meio do Inova Simples, em seu primeiro mês de operação.

Sistema on-line para simplificar a abertura de empresas do setor, o Inova Simples é uma parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, e da Receita Federal. E conta com apoio do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Com a nova ferramenta, a estimativa do governo federal é de um crescimento até 10 vezes maior de empreendimentos inovadores no país ao longo dos anos.

----------

Mais 31 municípios que enfrentam estiagem ou seca tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

A maioria é do Rio Grande do Sul, mas a lista também tem cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.

No Rio Grande do Sul, já são 283 cidades em situação de emergência devido à estiagem. Com o reconhecimento por parte do governo federal, os municípios têm acesso a recursos para atender às populações afetadas.

----------

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou vazio sanitário para a soja durante todo o ano de 2022. A medida é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, umas das mais severas doenças que afetam a cultura do grão.

O vazio sanitário é o período contínuo em que não se pode plantar, nem manter vivas as plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento, com o objetivo de reduzir as chances do fungo que provoca a doença inocular as plantas e, assim, reduzir os impactos negativos durante a safra seguinte.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina