Governo pesquisa o Vigitel- Covid-19

O objetivo é para avaliar as práticas de prevenção e condições de saúde da população no momento da pandemia da covid-19: Governo suspende por 60 dias multas do SAC para empresas; Anvisa autoriza laboratórios federais a fazerem análise para diagnóstico da Covid-19.

audio/mpeg 03-04-20 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - 2M12S - FINALIZADO.mp3 — 2074 KB

Duração: 2:12s




Transcrição

 

O Ministério da Saúde começou nessa quarta-feira (1º) a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Covid-19).

 

O objetivo é para avaliar as práticas de prevenção e condições de saúde da população no momento da pandemia de covid-19,

 

A pesquisa será feita através de telefone celular com pessoas acima de 18 anos em

todas as capitais do país e vai auxiliar o Ministério da Saúde no planejamento de ações e de programas de saúde para reduzir os casos de infecção pelo coronavírus.

 

As questões que serão feitas estão os comportamentos adotados ou não pela população, como forma de prevenção à doença, que meios de comunicação utilizam para informações, presença de sintomas, busca por serviço de saúde e presença de doenças crônicas.

…...............................

 

Foi publicada nessa quinta-feira, 2, no Diário Oficial da União, portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública em que suspende por 60 dias, a aplicação de multas em casos em que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas demorar mais tempo para atender o cliente que o máximo permitido em lei.

 

De acordo com o texto da Portaria, a medida foi adotada devido aos reflexos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

 

Na mesma portaria, o Ministério da Saúde recomendou que, durante a atual pandemia, os serviços de atendimento ao consumidor sejam, sempre que possível, realizados por meio de canais digitais para que possam ser acessadas e utilizadas pelo maior número de consumidores evitando assim o atendimento presencial.

…...............................

 

Foi anunciada nessa quinta-feira, dia 2, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) a fazerem análises para o diagnóstico da Covid-19.

 

 

A liberação dos laboratórios pela Anvisa foi divulgada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Neto, que coordena o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.

 

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Dilson Santa Fé