Governo pesquisa o Vigitel- Covid-19
03-04-20 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - 2M12S - FINALIZADO.mp3
— 2074 KB
Duração: 2:12s
Transcrição
O Ministério da Saúde começou nessa quarta-feira (1º) a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Covid-19).
O objetivo é para avaliar as práticas de prevenção e condições de saúde da população no momento da pandemia de covid-19,
A pesquisa será feita através de telefone celular com pessoas acima de 18 anos em
todas as capitais do país e vai auxiliar o Ministério da Saúde no planejamento de ações e de programas de saúde para reduzir os casos de infecção pelo coronavírus.
As questões que serão feitas estão os comportamentos adotados ou não pela população, como forma de prevenção à doença, que meios de comunicação utilizam para informações, presença de sintomas, busca por serviço de saúde e presença de doenças crônicas.
…...............................
Foi publicada nessa quinta-feira, 2, no Diário Oficial da União, portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública em que suspende por 60 dias, a aplicação de multas em casos em que o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas demorar mais tempo para atender o cliente que o máximo permitido em lei.
De acordo com o texto da Portaria, a medida foi adotada devido aos reflexos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Na mesma portaria, o Ministério da Saúde recomendou que, durante a atual pandemia, os serviços de atendimento ao consumidor sejam, sempre que possível, realizados por meio de canais digitais para que possam ser acessadas e utilizadas pelo maior número de consumidores evitando assim o atendimento presencial.
…...............................
Foi anunciada nessa quinta-feira, dia 2, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) a fazerem análises para o diagnóstico da Covid-19.
A liberação dos laboratórios pela Anvisa foi divulgada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Neto, que coordena o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Dilson Santa Fé