Ministério da Saúde lança projeto para teste rápido de Leptospirose, que apresenta resultado em até 20 minutos

O kit de diagnóstico será usado em ambiente hospitalar, para auxiliar no tratamento específico da doença; Será realizado, no próximo dia 21 de fevereiro, o leilão do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina; Regras para a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas nacionais foram simplificadas e desburocratizadas.

audio/mpeg 13-02-20 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - MARIA VILHENA.mp3 — 2892 KB

Duração: 2m03s




Transcrição

Ministério da Saúde lança projeto para teste rápido de Leptospirose, que apresenta resultado em até 20 minutos.

 

O kit de diagnóstico será usado em ambiente hospitalar, para auxiliar no tratamento específico da doença.

 

O objetivo é avaliar a efetividade na conduta diagnóstica e manejo clínico pelo Sistema Único de Saúde. Mais informações sobre o assunto, acesse saude.gov.br

--------------------------------------------

Será realizado, no próximo dia 21 de fevereiro, o leilão do trecho sul da BR-101 em Santa Catarina.

 

No total, 220 quilômetros serão concedidos entre os municípios de Paulo Lopes e São João do Sul, na divisa do estado com o Rio Grande do Sul.

 

O vencedor do leilão terá o direito de administrar a rodovia por 30 anos. Entre os benefícios gerados estão redução de custos operacionais, tempo de viagem e número de acidentes.

 

Os investimentos são da ordem de R$7 bilhões ao longo do período da concessão.

-------------------------------------------

As regras para a participação de empresas estrangeiras em licitações públicas nacionais foram simplificadas e desburocratizadas.

 

De acordo com as normas que só passam a vigorar em maio, a representação legal dos futuros fornecedores no Brasil deve ocorrer na execução do contrato e não mais para entrar em um processo licitatório.

 

A medida vai atingir 99% dos processos de compras públicas do poder Executivo Federal, com maior competição, busca de preços e mais qualidade nas entregas.

 

Para participar de uma licitação pública nacional, a empresa precisa estar cadastrada no Sicaf - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Maria Vilhena.