Mais de 40% de idosos e profissionais de saúde se vacinam contra gripe

E mais: A pouco mais de 15 dias do fim do prazo, Receita recebe 65% das declarações do IR; Anvisa analisa pedido de registro da vacina Convidecia.

audio/mpeg 16-05-22 - E NOTICIA EM 2 MINUTOS - ADALTO GOUVEIA -2m24.mp3 — 2532 KB

Duração: 2'24"




Transcrição

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe avança em sua segunda etapa, que vai até dia 3 de junho, tendo como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas; povos indígenas e professores, dentre outros profissionais.

Do público da primeira etapa, já foram imunizados 42% dos idosos e 41% dos trabalhadores de saúde. São 14 milhões e 600 mil pessoas vacinadas.

Idosos e trabalhadores de saúde que não se vacinaram na primeira etapa da mobilização ainda podem procurar o posto de vacinação.

---------

A Anvisa está analisando o pedido de registro de mais uma vacina contra a Covid-19 para uso em adultos, a Convidecia.

A vacina utiliza a tecnologia de adenovírus vetor, por meio da qual é inserido um vírus que carrega a informação genética para que nosso organismo produza a proteína capaz de neutralizar o coronavírus.

O pedido de autorização para essa vacina foi feito pela farmacêutica Biomm S.A, que repressenta no Brasil a fabricante chinesa CanSino Biologicals.

De acordo com a Anvisa, a empresa pediu análise prioritária. O procedimento é feito por três áreas da agência: Medicamentos, que avalia segurança e eficácia; Farmacovigilância, que monitora os planos de acompanhamento da vacina após sua entrada no país; e Inspeção e Fiscalização, que avalia as Boas Práticas de Fabricação.

---------

A 16 dias do fim do prazo, a Receita Federal recebeu pouco mais de 22 milhões e 200 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022.

O montante equivale a 65% das 34,1 milhões de declarações que a Receita estima receber.

O prazo se encerra às 23h59 do dia 31 deste mês.

O contribuinte pode enviar sua prestação de contas com o Fisco a partir de um computador, na forma on-line, no Centro Virtual de Atencimento, o e-CAC. Basta acessar gov.br/receitafederal e escolher a opção Meu Imposto de Renda no campo Assuntos. Também é possível preencher e entregar a declaração pelo celular.


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília