Tereza Cristina debate com ministros da América do Sul normas e trânsito de mercadorias

O debate dos ministros com Tereza Cristina foi por videoconferência onde discutiram também abastecimento de alimentosdurante a pandemia do coronavírus; Mapa alerta que as vacinas registradas na pasta contra coronaviroses são exclusivamente para uso em animais; Os sorteios da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, entre outros, continuam a ser realizados normalmente pela Caixa Econômica Federal.

audio/x-wav 25-03-20 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - FINALIZADO.wav — 21779 KB

Duração: 2:06s




Transcrição

 

A convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ministros da Agricultura de vários países da América do Sul participaram nessa segunda-feira, dia 23, de uma videoconferência para discutir normas e garantir o trânsito de mercadorias e o abastecimento de alimentos durante a pandemia do coronavírus.

 

Participaram da reunião virtual com Tereza Cristina os ministros Luis Eugenio Basterra (Argentina), Antonio Walker Preito (Chile), Rodolfo Max Friedmann Alfaro (Paraguai), Carlos Maria Uriarte (Uruguai), Jorge Luis Montenegro Chavesta (Peru) e Beatriz Eliane Capobiano Sandoval (Bolívia), além de representantes dos ministérios brasileiros da Infraestrutura e das Relações Exteriores.

…..........................

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alerta que as vacinas registradas na pasta contra coronaviroses são exclusivamente para uso em animais.

 

Jamais devem ser utilizadas em humanos.

 

O ministério informa ainda, que os agentes responsáveis pelas doenças nos animais são muito diferentes do coronavírus responsável pela Covid-19.

Os animais que são alvos dessas vacinas são cães, bovinos e aves.

De acordo com o Mapa, as vacinas são para uso veterinário e não possuem segurança clínica se aplicadas em seres humanos, podendo ocorrer reações graves e efeitos colaterais severos.

….............................

 

Os sorteios da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, entre outros, continuam a ser realizados normalmente pela Caixa Econômica Federal.

 

Apenas os sorteios da Loteria Federal e da Loteca foram suspensos, devido a “restrições adotadas em todo o país por conta da pandemia do novo coronavírus”.

Outra alteração foi na data do sorteio da Dupla de Páscoa que passou do dia 11 para o dia 25 de abril.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Dilson Santa Fé