Coronavírus: governo distribui 3 mi de doses de cloroquina e hidroxicloroquina

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados em estado grave.

audio/mpeg 26-03-20 - É NOTICIA 2 MIN - DILSON SANTA FÉ - MANHA -FINALIZADO.mp3 — 2255 KB

Duração: 2m24s




Transcrição

 A partir desta quinta-feira (26), mais de 3 milhões de unidades dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina serão distribuidos pelo Ministério da Saúde para uso em pacientes com formas graves da Covid-19.

 

Por ser uma doença nova, ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem a eficácia do medicamento para casos de coronavírus. No entanto, há estudos promissores que demonstram o benefício do uso em pacientes graves.

 

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados.

 

A cloroquina e a hidroxicloroquina irão complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar.

 

Tanto a cloroquina quanto a  hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

 

…........................................

 

O Ministério da Infraestrutura quer trabalhar junto a entidades que representam os municípios brasileiros para assegurar o transporte de carga e a livre circulação de mercadorias durante a emergência do enfrentamento à Covid-19.

Durante reunião nessa quarta-feira, dia 25, com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de prefeituras de todas as regiões do país, através de videoconferência, foi decidido que o Ministério vai emitir sugestão orientando os prefeitos a ressalvar as atividades essenciais ao trabalho.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o objetivo é estreitar o diálogo com os prefeitos, a exemplo do que vem sendo feito com os estados, com a criação do Conselho Nacional dos Secretários de Transporte.

O Conselho também avança para, até esta quinta-feira, fechar o texto de um decreto regulamentando medidas no transporte rodoviário de passageiros.

 

…...............................

 

O ano de 2020 começou com crescimento na atividade econômica.

 O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ajustado para o período apresentou alta de 0,24%, em janeiro, em relação a dezembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Banco Central (BC).

 Comparado com 2019, o crescimento chegou a 0,69% (sem ajuste para o período).