Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição no Simples Nacional

O governo federal não excluiu empresas com débitos tributários em 2020, e as empresas optantes que estavam inadimplentes permaneceram no Simples em 2021; Começa nesta sexta-feira (29) o segundo período do defeso do caranguejo-uçá; A primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2020 será divulgada nesta sexta-feira (29) na sede do Inep, em Brasília.

audio/mpeg 29-01-20 - É NOTÍCIA EM 2 MINUTOS - 2m07s - DILSON SANTA FÉ - FINALIZADO.mp3 — 2982 KB

Duração: 2:07s




Transcrição

O prazo para a inscrição no Simples Nacional das micro e pequenas empresas (MPE) que faturam até R$ 4,8 milhões por ano termina nesta sexta-feira (29). A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do portal do Simples Nacional.

Com o pedido aceito, a adesão retroagirá ao dia 1º de janeiro.

Também poderão aderir ao Simples as empresas que estavam no Lucro Presumido ou Lucro Real e tiveram queda significativa no faturamento em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Essas empresas deverão cumprir o mesmo prazo. Em outra novidade, que vale excepcionalmente para este período, o governo federal não excluiu empresas com débitos tributários em 2020, e as empresas optantes que estavam inadimplentes permaneceram no Simples em 2021.

---------- 

Começa nesta sexta-feira (29) o segundo período do defeso do caranguejo-uçá. 

De acordo com a Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é proibido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e da Bahia.

O defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz.

A reprodução ocorre em quatro datas diferentes no ano de 2021: 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.

----------

A primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2020 será divulgada nesta sexta-feira (29) na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Dilson Santa Fé