MS lança linha de cuidado sobre Doenças Renais Crônicas

O problema afeta aproximadamente 1,5% dos brasileiros e a prevenção e acompanhamento começam pela Atenção Primária, a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

audio/mpeg 02-02-2022_BOLETIM_CUIDADO DOENÇA RENAL.mp3 — 1414 KB




Transcrição

Nessa terça-feira (1º), o Ministério da Saúde lançou a linha de cuidado sobre Doenças Renais Crônicas  em adultos, com um passo a passo para os pacientes e informações sobre esse problema de saúde.

 

A plataforma interativa estabelece o percurso assistencial adequado dos usuários nos diferentes níveis de atenção à saúde de acordo com suas necessidades, bem como as padronizações técnicas relativas à organização do cuidado no sistema de saúde. 

 

A Doença renal crônica é uma condição que afeta aproximadamente 1,5% dos brasileiros e a prevenção e acompanhamento começam pela Atenção Primária, a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

 

 

O SUS é o responsável pelo financiamento de cerca de 90% dos tratamentos de pacientes em terapia renal substitutiva  no País, que compreende hemodiálise e diálise e o transplante renal.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília