Ministério da Cidadania inicia atualização do Cadastro Único dos programas sociais

Os beneficiários do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada vão ter que atualizar as informações

audio/mpeg 02-03-20 - AMERICA MELO - PROGRAMAS SOCIAIS.mp3 — 2853 KB

Duração: 1m31s




Transcrição

O Ministério da Cidadania deu início à ação de atualização cadastral de 2020 do Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada.

 

 

Neste ano, a Averiguação Cadastral será mensal. Todos os meses será realizado um novo cruzamento do Cadastro Único com outros registros administrativos e, assim, a lista de famílias do processo será atualizada.

 

Para dar mais efetividade ao processo, serão utilizadas bases de dados mais recentes na comparação com as informações do Cadastro Único e serão adotadas regras que levam em conta a variação de renda familiar.

 

Em 2020, a Revisão Cadastral abrange todas as famílias com cadastros desatualizados.

 

Já a Averiguação Cadastral abrange as famílias com cadastros atualizados ou desatualizados que foram identificados com inconsistências a partir do cruzamento do Cadastro Único com registros administrativos do governo federal.

 

Como todas as famílias cadastradas podem ser incluídas no processo caso apresentem inconsistência nas informações prestadas ao Cadastro Único, pode acontecer de uma família estar ao mesmo tempo em Averiguação e Revisão Cadastral.

 

 

Outras informações no site www.cidadania.gov.br