Contribuintes podem preencher o Carnê-Leão no site da Receita

Obrigatoriedade do carnê-leão é para aqueles que trabalham como pessoa física e recebem rendimento de outra pessoa física ou trabalham como autônomos ou profissionais liberais.

audio/mpeg 03-02-21 - É NOTICIA - CARNÊ-LEÃO - 1m24s - LUCIANO.mp3 — 1131 KB

Duração: 1m24s




Transcrição

A partir de agora, os contribuintes de todo o país vão passar a preencher o Carnê-Leão diretamente no site da Receita Federal. O carnê-Leão é o recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda.

 

A obrigatoriedade no preenchimento do carnê-leão é para todos aqueles que trabalham como pessoa física e recebem um rendimento de outra pessoa física, como aluguéis, pensões alimentícias e destinado também aos trabalhadores que não possuem carteira assinada e trabalham como autônomos ou profissionais liberais.

 

Até o ano passado, para preencher o documento e calcular o valor do imposto a pagar, o contribuinte precisava baixar um programa do Carnê- Leão no computador. Agora não é mais assim.

 

Para facilitar, o contribuinte pode acessar o centro de atendimento virtual, no site da receita Federal, com login e senha, procurar por Meu Imposto de Renda, Menu Declaração e dentro dele, clicar em acessar carnê-leão.

 

Caso o contribuinte ainda não tenha o código de acesso, o mesmo pode ser gerado informando os números dos recibos dos dois últimos impostos de renda, na página do contribuinte na Receita Federal.

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília, Luciano Barroso.