Presidente Bolsonaro se reúne hoje com o presidente do Peru

Os dois presidentes vão se reunir em Porto Velho, Rondônia.

audio/mpeg 03-02-22 - É NOTICIA - AMÉRICA MELO - AGENDA PRESIDENTE - CTL.mp3 — 1393 KB

Duração: 1m29s




Transcrição

Presidente da República, Jair Bolsonaro, se reúne  nesta quinta-feira (3), em Porto Velho, Rondônia, com o presidente peruano Pedro Castilho. 

 

Brasil e Peru mantêm Aliança Estratégica desde 2003. Entre os principais temas da agenda bilateral estão o aumento  dos laços econômico-comerciais, a integração fronteiriça, o aprimoramento da infraestrutura regional e a cooperação em diversas áreas, como segurança, combate ao narcotráfico, ciência e tecnologia e cooperação técnica. 

 

 

A integração fronteiriça é pauta prioritária do relacionamento bilateral. O Brasil divide com o Peru sua segunda fronteira mais extensa com 2.995 quilômetros, atrás apenas da Bolívia. 

 

O combate aos ilícitos transnacionais, sobretudo ao narcotráfico, é outro tema de grande importância na agenda bilateral, por conta dos desafios comuns que Brasil e Peru compartilham nas áreas de fronteira.

 

 

Nas relações econômicas, a corrente de comércio entre os dois países chegou a 4,2 BILHÕES de dólares em 2021, com superávit brasileiro. 

 

 

O Peru  compra do Brasil principalmente petróleo, veículos de carga e automóveis de passageiros, além de cobre e outros minérios.