LER e DORT são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros
03-05-19 - ROSAMELIA - LER E DORT - VAL 06-05 VALE ESTA.mp3
— 1839 KB
Duração: 1m41s
Transcrição
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.
A constatação é do estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação , o levantamento aponta que, entre os anos de 2007 e 2016, 67 mil 599 casos de LER/Dort foram notificados.
O ministério da Saúde alerta que é importante que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores em conjunto com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de cada região.
Esses centros compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, que integra a rede de serviços do SUS, voltados à promoção, à assistência e à vigilância, para o desenvolvimento das ações de Saúde do Trabalhador.
A realização de ginástica laboral no local de trabalho, a criação de hábitos de pausas regulares durante o período de trabalho, a realização regular dos movimentos corporais, evitar horas extras e sobrecarga mental e a utilização de móveis ergonômicos são medidas que podem contribuir para o não surgimento destas e outras doenças.