Fiocruz inicia neste mês produção do IFA nacional

A expectativa é que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford produzidas com o IFA nacional sejam entregues em outubro.

audio/mpeg 03-06-21 FIOCRUZ IFA NACIONAL.mp3 — 2001 KB

Duração: 1m39s




Transcrição

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, segue com as etapas preliminares de treinamento da equipe técnica e elaboração da documentação  relacionada aos processos produtivos do IFA nacional, Ingrediente Farmacêutico Ativo, para a fabricação da vacina contra a Covid -19 .

 

A produção do IFA no Laboratório de Bio-Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, terá início ainda no mês de junho.

 

Trata-se de uma produção complexa que incluirá várias etapas, passando pela produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação. Esses lotes vão passar por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala. 

 

A Fiocruz está elaborando a documentação  necessária para solicitar à Anvisa a alteração no registro da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, incluindo o novo local de fabricação do IFA, condição necessária para entrega do imunizante ao Programa Nacional de Imunizações.

 

 

A expectativa é que as primeiras doses 100% nacionais sejam entregues em outubro. As instalações terão a capacidade de produção de IFA para cerca de 15 milhões de doses da vacina por mês. 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília