MEC lança Protocolo de Biossegurança com diretrizes para o retorno das atividades nas instituições federais de ensino

Em formato de cartilha, o documento traz medidas coletivas e individuais para evitar a propagação da covid 19

audio/mpeg 03-07-2020_BOLETIM_CARTILHA VOLTA ÀS AULAS.mp3 — 1975 KB

Duração: 1m24s




Transcrição

O Ministério da Educação lançou, nesta quarta-feira (1º), o Protocolo de Biossegurança com diretrizes para o retorno das atividades nas instituições federais de ensino. 

 

 

Em formato de cartilha, O documento foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por dois médicos, uma biomédica, um biólogo e uma sanitarista, e lista recomendações que seguem as orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 

 

 

Entre as diretrizes, estão medidas coletivas e individuais, como manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para ventilação do ambiente e lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%. 

 

A cartilha também tem recomendações à instituição de ensino, como garantir a aferição da temperatura de servidores, estudantes e colaboradores, na entrada da instituição e de salas e ambientes fechados.

 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, lembrou que cada instituto e campus têm autonomia para definir o retorno às aulas presenciais, obedecendo ao que for estabelecido pelas autoridades locais.

 

Outras informações no site gov.br